Abrafrigo quer abrir a participação de carnes brasileiras no mercado turco

A Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), com sede em Curitiba (PR), quer abrir o mercado brasileiros de carnes na Turquia. Os representantes da entidade participaram de uma missão especial naquele país no início de setembro com este foco. Atualmente, a Turquia importa carcaças completas resfriadas de países fronteiriços, principalmente da Bulgária, mas a inflação de dois dígitos e o preço da carne, que não para de subir, devem acelerar a abertura do mercado ao Brasil.

O presidente da entidade, Péricles Salazar, disse que já solicitou ao Ministério da Agriculturam e Pecuária (Mapa), apoio para acelerar o processo. “Nós solicitamos que o Ministério da Agricultura acelere o exame do texto de Certificado Sanitário Internacional (CSI), que está sendo feito no DIPOA/SDA/MAPA e que deverá ser enviado à Turquia”, explica Salazar. Segundo ele, também foi pedido que o Mapa dê atenção especial aos prazos de validade do produto brasileiro congelado.

“Os turcos estão acostumados a adquirir carnes frescas e, culturalmente, tem bastante desconfiança de prazos de validade. Temos que negociar um prazo praticável, de 90 a 120 dias, para que possamos colocar o produto naquele mercado”, acrescenta.

Outro ponto importante da visita foi a introdução do conceito de importar cortes, uma vez que este mercado costuma importar e consumir carcaças com osso. Atualmente, a Turquia produz 600 mil toneladas/ano de carne bovina, mas não é o suficiente para atender o consumo que está em elevação.

Fonte: site Globo Rural (acessado em 1º/10/12).

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40