Na foto há um cão sobre uma mesa de consultório, sendo examinado por dois médicos-veterinários, uma mulher negra de jaleco branco e um homem branco de roupa azul.

Reunião técnica sobre o Programa de Vigilância e Controle da Raiva (Instituto Pasteur)

No dia 10/01/2022, segunda-feira, a partir das 14h, o Instituto Pasteur realizará reunião técnica aberta aos médicos-veterinários, em ambiente virtual (Zoom). O tema será a atualização do Programa de Vigilância e Controle da Raiva do estado de São Paulo e a importância da participação dos clínicos de cães e gatos na prevenção da raiva.

A raiva é uma doença que não tem cura, mas existem formas de prevenir, por meio do controle da doença nos animais e da profilaxia no ser humano. O vírus da raiva apresenta variantes antigênicas isoladas de algumas espécies animais, sendo as mais frequentes as caninas e as de morcegos. Devido ao grande empenho dos municípios e estado ao longo de décadas, a variante canina não circula mais no estado de São Paulo há quase 25 anos.

Considerando a situação epidemiológica do estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, com o objetivo de atualizar o Programa de Vigilância e Controle da Raiva e adequá-lo à atual realidade epidemiológica, decidiram suspender as campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos a partir de 2022, porém esses animais podem ser vacinados em serviços de saúde municipais ou estabelecimentos médico-veterinários privados. Nesse sentido, a participação dos médicos-veterinários clínicos de cães e gatos na prevenção da raiva é indispensável.

A inscrição para a reunião técnica é gratuita e as vagas são limitadas. Para receber o link de acesso, basta preencher o formulário eletrônico em https://forms.office.com/r/5Hs6UnL2PT.

10 / jan / 2022
Expired!