Alergia em animais tem diagnóstico trabalhoso

A alergia é uma patologia que vem crescendo entre os cães e atualmente corresponde a cerca de 70% dos casos dermatológicos. Ao contrário de outras doenças, como sarnas, micoses e doenças autoimunes, não é possível identificar as alergias de forma confiável por meio de exame laboratorial, o que torna o diagnóstico trabalhoso.

Um diagnóstico confiável é baseado na exclusão de outras dermatopatias pruriginosas, (doenças que causam coceira). Uma vez confirmada a alergia, deverão ser excluídas as diversas causas alérgicas. Isso, na maioria das vezes, gera frustração tanto ao tutor do cão quanto ao médico veterinário. Às vezes o tutor já consultou inúmeros profissionais antes de chegar a um especialista e quer uma resposta simples e objetiva que resolva o problema do seu amigo de quatro patas.

Por outro lado, os especialistas também se frustram ao perceber o semblante desanimador do proprietário, pois ele ainda terá que passar por várias etapas antes de descobrir o tipo de alergia do cachorro e, em certos casos, terá que lidar com algo incurável por toda a vida.

A primeira etapa consiste na eliminação de pulgas, ectoparasitas, piolhos e carrapatos. Uma vez feito isso, os alimentos possivelmente envolvidos na alergia do cachorro também deverão ser excluídos da dieta. Por um longo período, que varia entre 60 e 90 dias, o proprietário terá que oferecer somente alimentos caseiros ao cão por um longo período.

Essa etapa é fundamental para o tratamento, e não pode ser negligenciada. Os ingredientes são escolhidos pelo veterinário com base em alimentos que o animal nunca tenha ingerido anteriormente.

Se não houver melhora clínica, trata-se de uma dermatite atópica, também chamada de alergia a inalantes ambientais. Esse problema é incurável e exige tratamento permanente do cachorro.

Fonte: Portal da Cinofilia (acessado em 13/09/10)

Relacionadas

Mão e caneta aparecem na imagem assinalando um gabarito de prova em papel branco sobre uma mesa de madeira.
11.10.2024_Arte para divulgação_MATÉRIA
14.10.2024_Papel_do_medico-veterinario_na_seguranca_alimentar_e_destaque_em_Caravana_da_Saude_na_Avenida_Paulista

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40