Alimentar o animal de forma adequada aumenta a expectativa de vida

O aumento da expectativa de vida dos animais pode ser prolongado em até dois anos caso o animal tenha uma alimentação controlada, em pequenas quantidades e em horários determinados. A incidência de doenças relacionadas ao envelhecimento, nesse caso, também é tardia.

A novidade foi descoberta pelos pesquisadores do Centro Nestlé Purina de Pesquisa e Desenvolvimento dos Estados Unidos. Para a realização do estudo, foram analisados 48 cães labradores divididos em dois grupos e acompanhados desde o nascimento até a vida adulta.

Um grupo recebia alimentação em horários predeterminados e em quantidade reduzida e o outro tinha comida à vontade. É importante ressaltar que ambos os grupos recebiam ração completa e balanceada, mas a porção oferecida ao primeiro grupo era 25% menor.

“Comer bem não significa comer muito, mas sim, comer o ideal. Dessa forma, o animal terá uma dieta balanceada e um suprimento adequado de vitaminas e nutrientes”, reforça a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

A pesquisa foi importante porque pode alertar aos donos de animais sobre a obesidade, que vem se tornando um problema cada vez mais frequente nos pets. Cerca de 30% dos que chegam às clínicas veterinárias estão com excesso de peso ou pelo menos 20% pesam mais que o normal.

Fonte: Pantanal News (acessado em 18/12/2009)

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40