O Custo Operacional Total (COT) e o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária de corte subiram expressivamente no acumulado de janeiro a dezembro de 2010, conforme pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Considerando-se a média Brasil, o COT teve aumento de 20,9% e o COE, de 21,9%.
Essa foi uma das maiores altas já verificadas para um ano. Se observada a série de custos do Cepea, iniciada em 2004, a alta do COT em 2010 só foi menor que a de 2008.
Apesar desse cenário, os preços da arroba subiram ainda mais, 40,4% no acumulado do ano. De modo geral, 2010 surpreendeu todos os agentes do setor pecuário, com os preços da arroba e da carne atingindo patamares recordes, em termos reais.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a setembro do ano passado, o volume de abate foi maior que o do mesmo período de 2009. Assim, apesar de a percepção de agentes de mercado ter sido de oferta enxuta ao longo de todo o ano, constata-se que a força motriz do mercado foi mesmo a demanda, sobretudo a do brasileiro.
Fonte: Globo Rural (acessado em 14/02/11)