Cuidar dos animais, respeitá-los e se responsabilizar por suas vidas. Esses foram os principais ensinamentos que os 308 alunos do Lar Escola Monteiro Lobato tiveram nos últimos três meses dentro da sala de aula. Os estudantes de 1ª à 8ª série do ensino fundamental participaram do projeto Educação Ambiental FAS Cidadania, desenvolvido pela Fundação Alexandre Schlumberger (FAS) em parceria com a escola, mantida pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O objetivo do projeto foi ensinar os alunos como cuidar dos animais, as responsabilidades do ser humano com o meio ambiente e principalmente os deveres da guarda responsável de animais de estimação. O projeto foi concluído ontem e todos os alunos receberam certificados.
A presidente da fundação, Eliane Allegretti, destacou que zelar pelos animais é o principal trabalho da FAS, existente há 8 anos. “Iniciamos nossos trabalhos com a clínica veterinária, com atendimento à comunidade de baixa renda e com baixo custo, para que os animais da periferia pudessem ter acesso a tratamento. Depois, desenvolvemos o projeto de conscientização e educação ambiental e de tratamento aos animais e já o promovemos em algumas unidades escolares de Sorocaba. Esta é a segunda vez que realizamos o projeto no Monteiro Lobato”, diz.
Um dos objetivos do projeto foi tratar os animais domésticos dos alunos. Por essa razão, um trailer da clínica veterinária esteve na escola e disponibilizou a castração dos animais às famílias. Nove professores também receberam certificados.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (acessado em 11/06/10)