Você é o tipo de dono que dá de tudo para o animal de estimação, como carnes, comida, doces e outras guloseimas? Então tome cuidado com os hábitos alimentares dos pets. As refeições deles também precisam de limites. Assim como nós, seres humanos, precisamos de tempo para se alimentar, o sentar à mesa na hora de comer dos pets também é cheio de rituais e características comportamentais e sociais.
A primeira orientação é quanto ao horário. Cães que ficam ao redor do dono na hora das refeições está em busca de alimento. Porém, é o proprietário que vai impor limites e alimentá-lo na hora certa. “O dono que impõe limites ao seu animal de estimação acaba promovendo uma melhor qualidade de vida ao seu pet, pois evita que ele coma alimentos impróprios e em horários inadequados”, ressalta a médica veterinária Danielle Pereira.
Outro erro é dar ao cão filhote petiscos a todo momento para ganhar afeição. Essa forma de carinho pode tornar-se um hábito vicioso no animal. A relação entre animal e homem deve ser baseada em liderança. Quando o cão fica pulando e chorando ao pé da mesa por comida, pode estar fazendo isso não por fome, mas para mostrar que possui mais domínio.
Fonte: Pantanal News (acessado em 22/03/2011)