As quatro toneladas de peixes, apreendidas anteontem à noite pela Polícia Militar Ambiental de Piracicaba, na rodovia Marechal Rondon, próximo de Conchas (SP), serviram de banquete para quatro jacarés e vários mamíferos do Zoológico de Piracicaba. A refeição foi servida logo pela manhã aos habitantes do local, assim que o caminhão descarregou as 204 caixas, com 20 quilos de peixes cada uma.
Entre os ‘convidados’ para o café-da-manhã estavam ainda dois lobos-guarás, cinco cachorros-do-mato, duas onças-pintadas, raposinhas, furões e os macacos. Alguns deles até procuraram um cantinho no alambrado, para não dividir a guloseima com ninguém.
As onças são as mais comilonas, pois chegam a engolir dois quilos de peixes por refeição. O cardápio também foi bastante variado: cascudos, corimbas, corvinas, caborjas, tilápias e até as exóticas carpas, que chamam a atenção pelas cores fortes.
Os responsáveis pela alimentação dos animais no local dividiram o pescado com criadouros da região. A fartura foi tão grande que as sobras vão alimentar os animais do zoológico local por mais de um mês, segundo a veterinária Marianna Ricciardi Curi. Ela declarou que não seria possível deixar os 4 mil quilos em Piracicaba, porque o alimento é perecível.
“Nossas câmaras de refrigeração estavam todas lotadas. Achamos melhor dividir do que deixar estragar”, diz.
Fonte: Gazeta de Piracicaba (acessado em 28/01/10)