Com a chegada das festas de fim de ano e o movimento das compras para o Natal, o mercado para animais de estimação entra na onda e oferece uma diversidade de produtos especiais para os consumidores.
Segundo estimativas do setor, o mercado deverá movimentar cerca de R$ 10 bilhões em 2010, um aumento de 5% em relação ao ano passado.
As novidades natalinas incluem produtos como panetones, sorvetes e bombons, além dos tradicionais acessórios como roupas, gravatas e coleiras.
A empresária e dona de uma bulldog inglês Marília Mendonça costuma comprar brinquedos, almofadas, ossinhos e roupinhas para as épocas de menos calor. Para o Natal, o presente será uma coleira cor de rosa. “Ela é uma mimada”, diz.
A veterinária Maíra Lopes diz que os produtos de grande saída nesta época são os biscoitos prebióticos feitos com frutas cristalizadas e os ossinhos com formatos de temas de Natal. Ela “Esse mercado cresce constantemente e conta com curiosidades como emagrecedores, enxaguante bucal, produtos antitártaro e linha de brinquedos e arranhadores para gatos”, afirma.
A empresária Rafaella Curvo cria gatos há 13 anos e é apaixonada por eles. Quando morou no Japão, porcurava lançamentos de produtos para gatos. “Lá eles são maníacos por pets. O gato, no Japão, além de ser símbolo, é endeusado. Sempre tem novidade”, conta.
Quando voltou para o Brasil, Rafaella trouxe diversos tipos de rações com sabor de peixes exóticos que não existem aqui. Como sua gata não gosta muito de brinquedos mas tem um paladar exigente, a empresária costuma investir na alimentação para agradá-la.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), cães, pássaros e gatos são as criações que mais movimentam as vendas do setor. A previsão para este ano gira em torno de R$ 67,5 milhões. “Os donos de gatos são os que costumam gastar mais dinheiro com novidades”, afirma Maíra, que também cria gatos.
A estudante Rafaela Siani gosta tanto de cachorros que fica sempre ligada nas novidades do mercado pet. Na época de Natal, ela costuma comprar panetones caninos para mimar seus quatro cachorros. “Este mês já comprei ossinhos, biscoitos e até salame pra cachorros”, conta. Para ela, essa é uma forma de agradar os bichinhos e não deixá-los com vontade de comer comida humana durante a ceia.
Fonte: Ribeirão Preto On-line (acessado em 21/12/10)
 
								 
								 
								 
														 
														 
														 
														 
														 
														 
														