Segundo dados da Polícia Ambiental, que atende 11 municípios na região de Itapetininga, em 2011 foram capturados 14 animais silvestres, além de 575 aves em meios urbanos.
O aparecimento desses animais chama a atenção de especialistas. Para o ambientalista, Fernando Rosa Junior, a aproximação pode significar desequilíbrio no meio natural. “Eles podem migrar para o meio urbano por vários motivos. A região é agrícola e com pouca mata. Os animais estão chegando em busca de alimentos e tentando se adaptar as mudanças em seu habitat natural”, explica.
Fernando afirma ainda que o problema se agrava com o desmatamento e poluição de nascentes e rios. “Os animais precisam ter aporte de comida, habitat, e água para sobreviver. Se não encontra esses elementos, é instinto dele procurar para sobreviver”, afirma.
Ainda de acordo com o ambientalista, outro fator deve ser considerado: o tráfico de animais. “As pessoas trazem os animais silvestres para regiões urbanas, mas após o crescimento, soltam os bichos em qualquer mato”, comenta.
Fonte: G1 (acessado em 13/01/2012)