Quando o gatinho ou o cão de estimação fazem aquela carinha de bichinho expulso do ninho, alguns donos têm dificuldades em não ceder um lugarzinho na cama para os pets. Apesar de adoráveis, os animais de estimação não devem dormir na cama dos donos. Quem faz o alerta são veterinários da Universidade da Califórnia, EUA, que garantem: cães e gatos podem transmitir mais de cem doenças para os seres humanos.
Entre as doenças que podem ser transmitidas pelos cães estão a doença de Chagas e as verminoses. Já os gatos podem transmitir uma doença causada pela bactéria Bartonella, que danifica o fígado e os rins. Os cientistas da Califórnia também compararam pesquisas similares, realizadas na Inglaterra, na França e na Holanda. De acordo com o levantamento, 53% dos participantes admitiram tratar os animais como membros da família.
Quarenta e um por cento dos cachorros que dormem na cama são de raças pequenas, como yorkshire, poodle e shi tzu. Mas há também raças grandes, como o labrador, que divide a cama com seus donos.
O ideal é manter os animais dormindo fora dos quartos, principalmente dos quartos e da cama das crianças, mais vulneráveis a essas doenças.
Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 17/08/2011)