Animais não devem ganhar chocolate na Páscoa

Donos que não resistem à carinha de vontade de seus pets devem pensar duas vezes antes de dividir com eles suas guloseimas. Durante a Páscoa, o chocolate é um dos principais causadores de intoxicações alimentares. Mas por que esse alimento tão comum na dieta humana faz mal aos pets?

A veterinária Amanda Carvalho explica que o organismo dos pets não é igual ao do ser humano. “Algumas diferenças entre homens e os pets são nítidas, como a sensibilidade ao frio. Um pet pode andar no gelo sem queimar as patas, por exemplo. Mas internamente também há diferenças significativas. A forma de metabolizar substâncias é uma das principais”, diz ela.

No caso do chocolate, o composto químico nocivo ao pet é a teobromina, uma substância similar à cafeína. “A cafeína em excesso faz mal a uma pessoa adulta e não é eliminada pelo organismo de um bebê rapidamente. De forma semelhante age a teobromina no organismo dos pets, que não conseguem eliminá-la do sangue de forma rápida. Por isso, o alimento é prejudicial à saúde de cães e gatos e pode levar a quadros de intoxicação”, afirma Amanda.

Uma dica para manter os pets felizes enquanto o dono se delicia com seus ovos de Páscoa é oferecer petiscos funcionais. “Além de saborosos, eles são benéficos à saúde dos animais”, afirma a veterinária.

Mas caso seu pet acabe comendo chocolate e tenha uma intoxicação alimentar leve-o a um médico veterinário o quanto antes.

Fonte: Itu.com.br (acessado em 15/04/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40