Animais selvagens não devem ser retirados de seu habitat natural

Muitos animais selvagens chamam a atenção pela docilidade e por parecerem não se importar com o contato humano, como os pandas ou coalas. Mas se esses animais forem salvos da extinção, eles poderiam virar animais domésticos? Segundo a médica veterinária e doutora em psicologia Ceres Berger Faraco, que estuda o comportamento dos animais, mesmo que eles sejam passíveis de domesticação, não devem ser retirados de seu habitat natural.

Segundo a especialista, é preciso diferenciar os termos “domesticar” e “amansar”. O segundo se refere a um animal selvagem que está domado pelo ser humano, como ocorre em casos isolados, mas a domesticação envolve toda a espécie por diversas gerações. Mesmo os animais amansados têm problemas de comportamento e podem ser imprevisíveis.

“Para manter uma domesticação segura, é preciso um processo contínuo, constante e renovado sem cessar. Isso impedirá o retorno dos animais ao estado selvagem. Esse processo é focado na espécie, e não no indivíduo”, diz a veterinária

.

A especialista afirma que a tentativa de domesticar uma espécie pode trazer muitos problemas a esses animais. “O panda e o coala, embora sejam reconhecidos como animais dóceis e potencialmente domesticáveis, pertencem a espécies de vida selvagem. Não podemos esquecer os efeitos da retirada do ambiente selvagem, como estresse, alterações comportamentais por resposta às mudanças de habitat e a impossibilidade de expressar seu comportamento natural.”

Ceres explica que os animais precisam ter assegurado seu ambiente natural física e socialmente, para que suas necessidades sejam atendidas e assim manifestar seu comportamento típico. “Além disso, é sabido que o estresse devido à manipulação humana pode desencadear agressões inesperadas. Isso ocorre mesmo em animais reconhecidamente dóceis, como os pandas e coalas. No caso dos coalas, eles podem se tornar agressivos quando famintos ou para se defenderem, já que são muito territoriais.”

Segundo a veterinária, forçar um animal selvagem a conviver com o homem causa distúrbios comportamentais e acabar com seu bem-estar. “O resultado é o sofrimento e a evidência de alterações comportamentais. Para os animais de vida selvagem, o espaço e o ambiente físico e social empobrecido são fatores de maus-tratos e incompatíveis com uma vida normal.”

Por fim, a especialista afirma que devemos apenas observar esses animais em seu habitat natural, e não forçar uma aproximação.

Fonte: Terra (acessado em 13/12/10)

Relacionadas

Gato de vida livre, em uma calçada
A foto mostra um cão mordendo um osso. Ao fundo, a cor da parede é laranja, em ocasião da campanha Abril Laranja.
Homens e mulheres, lado a lado, em duas fileiras, posando para comemorar o processo eleitoral do CRMV-SP
A imagem mostra um homem segurando um tablet. Na tela do tablet, está a capa do Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP.

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40