Após 8 anos livre, Colômbia detecta foco de aftosa

A Colômbia registrou seu primeiro foco de febre aftosa desde 2009, quando o país foi declarado livre da enfermidade que afeta o gado. O caso pode impactar as exportações de carne daquele país.

A informação foi confirmada em nota divulgada pelo Instituto Colombiano Agropecuário (ICA). A ocorrência do vírus foi no Departamento de Arauca, na fronteira com a Venezuela. A entidade estatal notificou o caso à Organização Mundial de Saúde Animal no sábado (24/6).

“De 136 animais que estão na propriedade, sete apresentaram lesões veiculares que acusaram resultado positivo para febre aftosa tipo ‘0’”, diz a nota. “Veterinários e epidemiologistas foram ao local para determinar a área do foco e realizar uma vigilância ativa”, acrescenta.

O ministro da Agricultura da Colômbia, Aurelio Iragorri, declarou que o foco “está localizado unicamente em Tame”, referindo-se ao município em Arauca onde vivem os animais infectados. Os protocolos de controle da doença incluem o sacrifício dos animais, com enterro em fossa comum.

“O ICA faz um grande chamado aos criadores do país para acatar as medidas para controle e trabalhar de modo articulado para notificar as suspeitas de animais com sintomas da doença”, diz o comunicado.

O primeiro caso de febre aftosa na história da Colômbia foi detectado em 1950. Na época, informa o ICA, foi determinado que o foco era originário da Venezuela.

Fonte: Globo Rural.

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40