O edital de concurso público nº 358, publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) em 16 de outubro de 2018, com vagas para atuação na área/subárea de Saúde Coletiva/Epidemiologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi retificado, para a inclusão da profissão de Medicina Veterinária entre as demais citadas como requisito dos candidatos para as vagas.
A mudança ocorreu depois da manifestação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Por meio de ofício enviado à reitoria da Unifesp, no dia 5 de novembro, o Conselho ressaltou que o profissional médico-veterinário possui competência, habilidade e aptidão para atender às atribuições do cargo e respectiva área de conhecimento descritos no edital de nº 358.
No entanto, na tabela de requisitos (item 2.1 do primeiro edital), não constava a graduação em Medicina Veterinária. No ofício, o CRMV-SP complementou que o preparo dos médicos-veterinários para atuarem na área/subárea de Saúde Coletiva/Epidemiologia é ratificado pela Resolução nº 218/97 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelas Portarias nº 2.488/11 e nº 256/13 do Ministério da Saúde (MS).
Atendendo à solicitação do CRMV-SP, a Unifesp retificou o edital nº 358 com a publicação do edital nº 517 no D.O.U, em 26 de novembro de 2018, no qual consta, entre os requisitos, a graduação em Medicina Veterinária. Dessa forma, os profissionais médicos-veterinários também poderão participar do concurso público.