Vacinação em massa ocorre no próximo sábado (28) em todos os 64 centros de saúde da cidade. Dois macacos morreram nos últimos dois meses. Não há casos registrados em humanos
Campinas terá um “Dia D” de vacinação contra a febre amarela no próximo sábado (28) em todos os 64 centros de saúde da cidade. Ao todo 400 mil doses serão disponibilizadas, segundo a Prefeitura. A decisão de vacinar a população em massa ocorreu após os dois novos casos da doença em macacos, que ocorreram nos bairros Jardim das Paineiras e Parque Jambeiro. O reaparecimento da doença este ano é precoce, segundo Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da cidade.
“A gente considera precoce, o que provavelmente tem a ver com os veranicos que a gente está tendo. […] Por conta do calor que fez, deve ter contribuído para eles saírem da ‘parada’ e voltarem a se reproduzir, a ficarem ativos, a picar; e voltou a aparecer casos. A gente achava que voltaria mesmo no final do ano, dezembro, e janeiro”, explica Andrea, que também é médica veterinária.
A vacinação ocorrerá das 8h às 17h em todos os 64 centros de saúde da cidade para pessoas a partir dos 9 meses de idade. [Clique e confira os endereços]. A dose é única. Gestantes e pessoas com algumas doenças crônicas podem ter restrições para se vacinar e devem buscar orientação nas unidades de saúde.
A confirmação da causa da morte dos dois macacos ocorreu no dia 17 de outubro. Os óbitos, no entanto, foram em agosto e setembro. Os bairros são próximos a áreas de mata, segundo a especialista.
No primeiro semestre deste ano, o município havia registrado a morte de 14 primatas pela doença, do tipo silvestre, todas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, na zona rural. Desde então, a administração municipal disponibilizou vacinas para a população. Um homem de 63 anos contraiu a doença na cidade.
Segundo Andrea, aproximadamente 300 mil pessoas se imunizaram de janeiro até o momento.
Fonte: Portal G1