Aquário do Parque da Água Branca lança projeto de ampliação e modernização

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Deuzeni Goldman, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), João Sampaio, anunciam, amanhã (19/11), às 11 horas, no Parque da Água Branca, a criação do Centro de Educação Ambiental Aquário Água Branca.

O trabalho de ampliação e modernização do Aquário Água Branca, que dará origem ao Centro de Educação Ambiental, está previsto para o próximo ano. A ideia é transformar o atual Aquário num espaço interativo e especializado nas áreas de pesca, aquicultura e meio ambiente, informando os visitantes sobre educação ambiental, pesquisa científica, preservação ambiental e sustentabilidade.

O novo Centro terá ainda um espaço destinado a palestras para o público e à realização de seminários e workshops para estudantes. O projeto contempla a construção de seis salas de aquários temáticos abordando as Bacias Amazônica, do Paraíba do Sul e do Rio Tietê e outros ambientes aquáticos.

O Centro de Educação Ambiental Aquário Água Branca terá área construída de, aproximadamente, 1.100 m² e área permeável de 5.500 m². A área de intervenção é de cerca de 6.600 m². O aquecimento da água dos aquários será feito por energia solar, complementado pelo sistema elétrico convencional.

O Aquário da Água Branca, construído na década de 1930, é o mais antigo do Estado de São Paulo e o segundo mais antigo do Brasil. Ele é mantido pelo Instituto de Pesca, órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura.

O Aquário abriga atualmente peixes de água doce. Com a ampliação dessa importante atração cultural paulistana, a ideia é incluir também espécies marinhas.

Fonte: Instituto da Pesca (acessado em 18/11/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br