Aquicultura ganha laboratório interinstitucional de sanidade

O Instituto Biológico e o Instituto de Pesca inauguram no próximo dia 3 de dezembro, o Laboratório Interinstitucional de Sanidade em Aquicultura, na sede do Instituto Biológico. O laboratório foi idealizado para atender a demandas da aquicultura paulista e brasileira, setor de produção animal que mais progrediu nos últimos anos.

A ação será importante para o estabelecimento de programas de pesquisas, novos serviços e definição de políticas públicas voltadas à sanidade aquícola, com foco no crescimento sustentável do setor.

Devido ao seu grande desenvolvimento, a aquicultura brasileira é reconhecida como atividade pecuária. Embora ainda seja considerada por muitos como apêndice do setor pesqueiro, a aquicultura destaca-se como um dos segmentos agroindustriais mais bem sucedidos e economicamente atrativos do País. Esse rápido avanço está associado, dentre outros fatores, à introdução de espécies exóticas e ao uso de espécies nativas. Entretanto, as análises de risco dos animais cultivados evidenciam que as doenças ocasionadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos, decorrentes de falhas de manejo, constituem fatores comprometedores da atividade.

O controle do estado de saúde dos organismos aquáticos criados em cativeiro é importante não só do ponto de vista bioecológico, mas também do ponto de vista econômico-financeiro. A criação do Laboratório de Sanidade em Aquicultura tem como objetivos detectar a presença de agentes patogênicos utilizando métodos recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal e cumprindo protocolos de microbiologia, histopatologia, hibridização in situ, PCR (Polymerase Chain Reaction) e Microscopia Eletrônica de Transmissão. O laboratório também vai habilitar técnicos da Secretaria de Agricultura nessas técnicas.

Com o treinamento e a implantação das técnicas, pretende-se suprir uma lacuna na detecção de doenças de organismos aquáticos, especialmente as de notificação compulsória, que atualmente são percebidas no Estado de São Paulo.

Fonte: Instituto da Pesca (acessado em 23/11/10)

Relacionadas

Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.
3 Frascos de remédio com uma pessoa ao fundo usando uniforme e luvas brancas.
MATERIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br