Aranhas-saltadoras usam luz verde para enxergar objetos à distância

Cientistas da Universidade da Cidade de Osaka, no Japão, estudaram uma espécie de aranha-saltadora (Hasarius adansoni) e descobriram que o animal possui um sistema baseado na luz verde para enxergar em profundidade e conseguir saltar sobre as presas. O trabalho foi divulgado na revista Science desta semana.

Humanos conseguem saber a distância dos objetos ao ajustar constantemente a grossura do cristalino, uma lente dentro do olho que permite a projeção das imagens na retina. Outros animais movimentam a cabeça para poder estimar quão longe um objeto está, um processo conhecido como paralaxe do movimento.

Já a espécie de aranha-saltadora estudada pelos japoneses não utiliza nenhuma dessas opções para ver as presas. Segundo os pesquisadores, elas usam um sistema de visão que se baseia em duas versões para uma mesma imagem: uma borrada e outra nítida.

Essa espécie de aranha possui quatro pares de olhos, dois deles voltados para frente. No experimento, os pesquisadores taparam os olhos laterais. Isso não impediu as aranhas de enxergar os objetos que eram mostrados pela equipe.

Ao analisar as camadas que formam a retina de um dos olhos frontais das aranhas, os cientistas descobriram que aquela região não consegue “focar” direito a luz verde. Quando elas observam um objeto, partes da imagem em foco e outras, ligadas à luz verde, aparecem desfocadas.

Essa diferença permite às aranhas identificar os objetos. A prova é que o desempenho delas para caça é bem melhor quando submetidas a um ambiente com luz verde. Os cientistas realizaram um teste iluminando as aranhas com luz vermelha: o resultado foi um “desastre” nas tentativas de acertar a presa, pois as aranhas quase sempre erraram o alvo.

Fonte: G1 (acessado em 27/01/2012)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40