Área rural de atividade pecuária é transformada no Criadouro Conservacionista Onça Pintada

Uma área rural de 60 hectares em Campina Grande do Sul, no interior do estado do Paraná, foi degradada pela pecuária intensiva e falta de comprometimento com o meio ambiente. Durante anos, erosões, assoreamento de mananciais e perda da cobertura vegetal alterou radicalmente a paisagem do local. Fauna e flora nativas haviam desaparecidos. Foi, então, no ano de 1995, que a área começou a mudar, só que desta vez, para melhor.

O novo proprietário, preocupado com o meio ambiente, resolveu plantar mudas de árvores nativas e espalhá-las pela propriedade. Aos poucos, a cobertura vegetal se reconstituiu e até mesmo animais silvestres voltaram a aparecer.

No ano de 2002, o proprietário recebeu da prefeitura de Curitiba 12 exemplares de cotia que faziam parte de um projeto de repovoamento dos bosques. Tendo em vista o sucesso do programa, foi solicitada autorização do Ibama para iniciar no local um centro conservacionista. No ano seguinte, foi criado o Criadouro Conservacionista Onça Pintada e o primeiro novo morador seria justamente um felino que dá nome ao local. Proveniente de um zoológico desativado, a onça Juca foi a primeira de muitos animais, a maioria vítimas de maus-tratos e tráfico, a serem encaminhados ao criadouro.

Em 2009, foi criada a Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre com o objetivo de manter o criadouro e colaborar com pesquisas nas áreas de preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres.

Hoje, o criadouro possui mais de 2.200 animais de 190 espécies, que vivem em amplos recintos e recebem cuidados e atenção especial dos tratadores. Destes animais, vários estão em perigo de extinção e fazem parte de programas de reprodução em cativeiro e reintrodução.

O Criadouro Onça Pintada oferece vagas para estágio para alunos de veterinária, biologia e zootecnia. Além disso, possui um programa de “ecovoluntários”, em que os interessados se hospedam no local e auxiliam nas tarefas diárias.

O criadouro não é aberto à visitação e os interessados nos programas de estágio e voluntário devem entrar em contato pelo e-mail contato@criadourooncapintada.org.br.

Fonte: Notícia Animal.

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40