Atualização do Código Sanitário da OIE para animais terrestres será discutida na próxima semana

A atualização do Código Sanitário para os Animais Terrestres será discutida pela comissão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), entre os dias 6 e 19 de setembro, em Paris (França). O código, criado na década de 1920, inclui recomendações em sanidade e bem-estar animal, que devem ser observadas pelos 173 países membros da OIE tanto em seus programas sanitários, como no comércio internacional dos produtos de origem animal.
“Todos os anos cresce o volume de propostas de modificação do código, com reflexos importantes para o comércio internacional de animais. Quando as mudanças são incorporadas ao código, influenciam diretamente as diretrizes seguidas por todos os países”, explica o coordenador-geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura e secretário-geral da comissão da OIE, Jorge Caetano Júnior.
Código Sanitário – Com 800 páginas, o código define as normas de sanidade animal que devem ser cumpridas pelos países membros da OIE. No início deste ano, a publicação ganhou uma versão em português. Até então, o código só era disponível em inglês, francês, espanhol e russo.
Comissão do Código – É integrada por um grupo de técnicos que integra a comissão especializada da OIE e utiliza informação científica atual para estudar questões de epidemiologia, prevenção e controle de enfermidades nos animais. A partir daí, elabora e revisa as normas internacionais da organização, como o Código Sanitário, e trata temas científicos e técnicos de interesse dos países membros.

Fonte: MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 08/09/2009

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40