Avanços na Medicina Veterinária Felina aumentam saúde e bem-estar dos gatos

No Dia Internacional do Gato (08/08), profissionais destacam novas tecnologias
Comunicação CRMV-SP

Não é por acaso que os gatos já possuem uma especialidade voltada apenas para eles dentro da Medicina Veterinária. Os felinos têm diversas particularidades, no que tange à saúde, comportamento e bem-estar. Isso requer mais atenção, o que tem sido possível com avanços científicos e tecnológicos.

“O significativo desenvolvimento da Medicina Felina foi impulsionado pela conscientização de tutores e de profissionais de que gatos são, indiscutivelmente, diferentes dos cães”, afirma Cristiano Nicomedes, presidente da Academia Brasileira de Clínica de Felinos (ABFel).

Integrante da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Eduardo Pacheco diz que novos recursos, como “ressonância magnética, tomografia multislice e ultrassonografia”, permitem diagnóstico precoce de doenças do trato urinário e gastrointestinais, mais comuns em gatos.

“Há também novos exames laboratoriais, com marcadores que possibilitam detectar a propensão para doenças com bastante antecedência, permitindo trabalharmos com o preventivo”, afirma Pacheco, ressaltando que os felinos tendem a esconder mais os sintomas clínicos.

Atenção especial

De acordo com Nicomedes, a abordagem mais adaptada e visão integrada em relação aos gatos levaram à criação de programas Cat Friendly em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil. “Isso desencadeou mudanças comportamentais e estruturais para o atendimento a esses animais.”

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, Cristiane Pizzutto, “o gato é mais exigente quanto ao espaço”, o que pode refletir em seu bem-estar, comportamento e saúde. “Gatos com problemas com o ambiente podem, por exemplo, se lamber em excesso e provocar uma dermatite”, menciona a médica-veterinária.

Relacionadas

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40