Aves de postura são vacinadas contra laringotraqueíte em Guatapará (SP)

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), irá reunir nesta segunda-feira (14), avicultores e toda a cadeia produtiva de ovos de Guatapará, para apresentar as medidas sanitárias que estão sendo adotadas para controlar o vírus da laringotraqueíte infecciosa das aves (LTI), doença respiratória diagnosticada em granjas comerciais.

O encontro ocorre na sede da Cooperativa Agrícola de Guatapará e contará com a presença do secretário-adjunto Antonio Julio Junqueira de Queiroz, que dará início às atividades da vacinação contra a doença. O responsável pela CDA, Cláudio Alvarenga de Melo, explica que a doença foi notificada em 2010 pelo responsável técnico de uma das granjas de postura comercial. A equipe da coordenadoria realizou o levantamento epidemiológico na região e a colheita de material para a análise no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Campinas e no Instituto Biológico (IB).

Confirmado o diagnóstico, foram estabelecidas as exigências a serem cumpridas pelos estabelecimentos avícolas, visando a biosseguridade do sistema de produção avícola para as 23 granjas comerciais, conforme Resolução SAA – 58, de 14.12.2010. A previsão é vacinar aproximadamente um milhão de cabeças.

Foi realizada uma série de trabalhos envolvendo toda a cadeia produtiva para fornecer informações para os avicultores incrementarem as medidas de biosseguridade em seus sistemas de produção, de forma a evitar a disseminação da doença.

“Após os diagnósticos laboratoriais para o isolamento do vírus causador e definição da área de abrangência, nossos epidemiologistas, em conjunto com os órgãos de pesquisa, concluíram que a melhor solução para o controle da doença seria a vacinação com vacinas de cultivo celular importadas especialmente para essa finalidade”, informa o diretor de Defesa Sanitária Animal da CDA, João Carlos Hoppe.

A vacina foi liberada para a importação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e será iniciada imediatamente. “A CDA disponibilizará quatro equipes para acompanhar as ações de vacinação no município, mas a conscientização e o empenho do avicultor nesse momento são importantíssimos”, acrescenta Hoppe. Medidas de restrição de trânsito de aves e com relação às excretas de aves também foram adotadas.

Nas 23 granjas, a vacinação em massa será obrigatória contra a LTI. No Brasil, a vacinação somente ocorre na região de Bastos, desde fevereiro de 2004. Aliada às medidas de biosseguridade implantadas pelos avicultores, a doença está controlada.

Fonte: Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo (acessado em 14/02/11)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40