Aves passam por readaptação antes de voltar à natureza em MS

Um centro de reabilitação de animais silvestres, em Mato Grosso do Sul, cuida das aves que seriam vendidas ilegalmente por traficantes de animais. Os bichos passam por um processo de readaptação antes de serem devolvidos à natureza.

Noventa e cinco por cento das aves atendidas pelo centro de reabilitação de animais silvestres em Mato Grosso do Sul são papagaios. Os pássaros são os preferidos de traficantes de animais silvestres. Eles capturam os filhotes no Estado e vendem no Sudeste do país.

No centro de reabilitação em Campo Grande os animais recebem cuidados veterinários, alimentação balanceada e uma espécie de treinamento para voltar à natureza.

“Nós providenciamos alimentação adequada e não procuramos amansar os filhotes. Assim que saem da primeira alimentação, entram no recinto de adaptação. Após esse recinto, vão para o treinamento de voo e a soltura”, explicou Álvaro Cavalcanti, veterinário do centro de reabilitação.

Na última etapa de readaptação, os papagaios ficam num viveiro bem grande. Quando chegam, já estão com todas as penas e podem começar a treinar os voos.

Em 2009, cerca de dois mil papagaios foram reabilitados pelo centro. Daqui a um mês, mais de 300 aves ganharão a liberdade novamente. Os pássaros são soltos em fazendas do sul do Estado. São propriedades que, de acordo com os técnicos, têm as condições mínimas para a sobrevivência dos bichos.

A maioria das aves foi encontrada em fiscalizações feitas pela polícia rodoviária nas estradas de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Globo Rural (acessado em 18/01/10)

Relacionadas

Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40