Um centro de reabilitação de animais silvestres, em Mato Grosso do Sul, cuida das aves que seriam vendidas ilegalmente por traficantes de animais. Os bichos passam por um processo de readaptação antes de serem devolvidos à natureza.
Noventa e cinco por cento das aves atendidas pelo centro de reabilitação de animais silvestres em Mato Grosso do Sul são papagaios. Os pássaros são os preferidos de traficantes de animais silvestres. Eles capturam os filhotes no Estado e vendem no Sudeste do país.
No centro de reabilitação em Campo Grande os animais recebem cuidados veterinários, alimentação balanceada e uma espécie de treinamento para voltar à natureza.
“Nós providenciamos alimentação adequada e não procuramos amansar os filhotes. Assim que saem da primeira alimentação, entram no recinto de adaptação. Após esse recinto, vão para o treinamento de voo e a soltura”, explicou Álvaro Cavalcanti, veterinário do centro de reabilitação.
Na última etapa de readaptação, os papagaios ficam num viveiro bem grande. Quando chegam, já estão com todas as penas e podem começar a treinar os voos.
Em 2009, cerca de dois mil papagaios foram reabilitados pelo centro. Daqui a um mês, mais de 300 aves ganharão a liberdade novamente. Os pássaros são soltos em fazendas do sul do Estado. São propriedades que, de acordo com os técnicos, têm as condições mínimas para a sobrevivência dos bichos.
A maioria das aves foi encontrada em fiscalizações feitas pela polícia rodoviária nas estradas de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Globo Rural (acessado em 18/01/10)