Avicultura e viticultura terão seguro rural

O governador Geraldo Alckmin anunciou a criação do seguro rural para a avicultura e viticultura, além da ampliação do seguro já existente para a citricultura. O comunicado foi feito durante o pronunciamento do governador na abertura da 18ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia em Ação), nessa segunda-feira (2), em Ribeirão Preto.

O seguro sanitário da citricultura, lançado no primeiro semestre de 2010, irá dobrar o limite de plantas de 20 mil para 40 mil por propriedade. A modalidade cobre as duas principais doenças da cultura: cancro cítrico e greening.

Além disso, o Conselho de Orientação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) apreciou a proposta dos dois seguros para a avicultura e a viticultura, primeiro passo para as implementações, que devem ocorrer ainda este ano.

No caso da avicultura, serão beneficiados quase cinco mil estabelecimentos, responsáveis por mais de 248 milhões de aves. O seguro deverá indenizar prejuízos causados pelas doenças influenza aviária (H5N1 e subtipos); doença de newcastle; micoplasmose aviária e salmonelose aviária.

Quanto maiores as prevenções e boas práticas adotadas pelo estabelecimento, maior será a indenização como bonificação pela mitigação do risco. A indenização poderá chegar a R$ 4 por ave. A subvenção do seguro será feita com recursos do Feap e deve chegar aos R$ 14 milhões.

Para a viticultura, foi apreciado, além do seguro sanitário contra o cancro bacteriano, também um seguro contra eventos climáticos, como granizo e chuvas excessivas.

Fonte: EPTV (acessado em 03/05/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40