Baixa diversidade genética contribui para a ameaça de Coalas

O resultado de uma pesquisa publicada no jornal científico BMC Genetics, esta semana, mostra que a diminuição da população de Coalas pode estar associada à baixa diversidade genética.

O estudo foi feito a partir de uma parceria entre a Universidade de Illinois (EUA), o Instituto Smithsonian, Instituto de Pesquisa da Vida Selvagem de Leibniz (Alemanha) e o Museu de História Natural da Dinamarca. Os pesquisadores compararam o material genético de Coalas atuais com outros animais preservados em museus.

O declínio da espécie ocorreu principalmente entre os séculos 19 e 20, em consequência de destruição de habitat, doenças e caça. No estudo os especialistas explicam que a baixa diversidade genética identificada nos Coalas os deixa mais vulneráveis a doenças.

Este problema genético é ocasionado pela reprodução entre parentes próximos. Antes do estudo, os pesquisadores acreditavam que esse era um cenário recente. No entanto, após as análises com os animais preservados, foi possível identificar que o problema já vem de longa data, provavelmente ocorra há milhares de anos, minando as chances de sobrevivência e adaptação dos marsupiais australianos.

Fonte: Portal Ciclo Vivo (acessado em 26/10/12).

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40