Após o período de adaptação imposto pela pandemia da Covid-19, o ano de 2021 pode ser resumido como oportunidade de criar rotinas para adequar as atividades do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aos novos desafios tecnológicos e de inovação. Neste ano, além da realização de mais uma eleição on-line e da posse da gestão para o triênio, foi iniciada uma série de novos projetos que terão continuidade em 2022.
Foi sob essa perspectiva que o presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero, reuniu toda a equipe do Regional na tarde de quarta-feira (15/12) para apresentar um balanço das atividades realizadas no ano. “Nesse momento é impossível nos prendermos apenas aos números porque eles estão associados a muitas situações que exigiram resiliência e, especialmente, cooperação entre os setores em busca de soluções.”
Em meio a mudanças como a troca do sistema de cadastro e gerenciamento do CRMV-SP, cujo objetivo é aperfeiçoar os processos internos de tramitação de dados e aprimoramento do atendimento externo, Mossero ressaltou em sua apresentação a importância da sintonia entre as tarefas executadas na sede e nas Unidades Regionais para que o planejamento seja executado com eficiência. “Os números são como um feedback que indica onde estamos e aponta caminhos para uma evolução continuada.”
Além do presidente do Regional, participaram do encontro o secretário-geral Fernando Gomes Buchala e a tesoureira Rosemary Viola Bosch, que manifestou em nome de todos os membros da gestão o agradecimento pelo desempenho das equipes que garantiram um encerramento de ano em clima de superação e celebração.
“A sensação de dever cumprido é difícil de descrever principalmente quando temos um grupo coeso sem o qual nada disso seria possível. Esse encontro é, antes de tudo, para agradecer e reforçar a importância de cada colaborador que compõe essa engrenagem chamada CRMV-SP”, afirmou Rosemary.
Resultados
Há algum tempo as reuniões para apresentação de resultados foram elevadas ao status de atividade indispensável para a equipe do CRMV-SP. A análise conjunta das informações e indicadores apresentados no balanço anual visa identificar pontos a serem aprimorados e alinhar o planejamento para o cumprimento das metas para 2022.
Os números revelaram que todos os setores do Conselho foram impactados por resultados que superaram as expectativas dos gestores diante do cenário incerto após a fase mais crítica da pandemia. Entre as atividades-fim desenvolvidas pelo Regional destacam-se os números de todo o estado de São Paulo em 2021 com 7.299 fiscalizações, que resultaram em 908 termos de fiscalização, 4.782 termos de constatação e 1.609 autos de infração. Como reflexo do trabalho desenvolvido o saldo é de 1.057 regularizações e 450 multas aplicadas.
Houve destaque também para os 86 projetos de mutirão de esterilização cirúrgica analisados, dentre os quais 68 provados. Foram recebidas pelo Conselho durante o período, ainda, 141 denúncias e julgados 84 processos ético-profissionais em 82 audiências e 18 sessões de julgamento.
Novos registros e orientação
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, equipes da sede e das Urfas realizaram 11.235 atendimentos presenciais, que possibilitaram o registro de 3.774 novos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas, além de 999 novas empresas, com a emissão de 8.236 ofícios e notificações, 1.452 certificados, e 6.802 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) homologadas, assim como 12.829 documentos protocolados.
Neste ano, buscando a orientação dos profissionais também foram realizados oito eventos, lançados três novos manuais técnicos, além de seis campanhas digitais. As mensagens transmitidas pelo CRMV-SP nos mais diversos formatos alcançaram números expressivos. Foram 1.229 notícias publicadas tendo o Conselho como referência, 380.709 acessos à Plataforma, mais de 5 mil visualizações de informativos, 2.581 atendimentos nas redes sociais e 251 manifestações na ouvidoria com 98% de conclusão das demandas.
“Passamos por um período de enfrentamento que ainda não terminou, mas o importante é que nossas equipes estão determinadas a fortalecer os vínculos com os profissionais e a sociedade e esses dados são o mapa para uma atuação assertiva e eficaz”, disse Mossero.
Projetos para 2022
O presidente do CRMV-SP destacou, ainda, para a equipe alguns dos projetos para 2022, entre os quais está a maturação da Solução Integrada de Gerenciamento (SIG CRMV-SP), com a disponibilização de novos serviços on-line, assim como a implantação de um sistema digital de fiscalização em substituição ao talonário impresso.
Mossero também mencionou a reinauguração pós reforma da sede da Rua Apeninos, prevista para acontecer em setembro; a realização do concurso público para contratação de fiscais e funcionários administrativos no primeiro trimestre do ano; a contratação de um assessor parlamentar para acompanhar a tramitação de projetos de lei de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia e intensificar o assessoramento à criação e aplicação de políticas públicas.
Para dar continuidade a proposta da gestão 2021-2024 de se aproximar dos profissionais e autoridades, foi confirmada para o próximo ano a organização mensalmente de eventos do projeto CRMV-SP Escuta, além de três Simpósios Regionais de Saúde Animal em cidades do interior paulista. Visitas às faculdades de graduação e encontro geral com coordenadores de curso também estão previstos.
