Balanço anual destaca resultados alcançados e metas para o próximo ano

Às vésperas do encerramento das atividades do CRMV-SP em 2021, encontro entre colaboradores, Diretoria e Conselheiros reuniu mais de 100 pessoas no auditório da sede
Texto/Foto: Comunicação CRMV-SP

Após o período de adaptação imposto pela pandemia da Covid-19, o ano de 2021 pode ser resumido como oportunidade de criar rotinas para adequar as atividades do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aos novos desafios tecnológicos e de inovação. Neste ano, além da realização de mais uma eleição on-line e da posse da gestão para o triênio, foi iniciada uma série de novos projetos que terão continuidade em 2022.

Foi sob essa perspectiva que o presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero, reuniu toda a equipe do Regional na tarde de quarta-feira (15/12) para apresentar um balanço das atividades realizadas no ano. “Nesse momento é impossível nos prendermos apenas aos números porque eles estão associados a muitas situações que exigiram resiliência e, especialmente, cooperação entre os setores em busca de soluções.”

Em meio a mudanças como a troca do sistema de cadastro e gerenciamento do CRMV-SP, cujo objetivo é aperfeiçoar os processos internos de tramitação de dados e aprimoramento do atendimento externo, Mossero ressaltou em sua apresentação a importância da sintonia entre as tarefas executadas na sede e nas Unidades Regionais para que o planejamento seja executado com eficiência. “Os números são como um feedback que indica onde estamos e aponta caminhos para uma evolução continuada.”

Além do presidente do Regional, participaram do encontro o secretário-geral Fernando Gomes Buchala e a tesoureira Rosemary Viola Bosch, que manifestou em nome de todos os membros da gestão o agradecimento pelo desempenho das equipes que garantiram um encerramento de ano em clima de superação e celebração.

“A sensação de dever cumprido é difícil de descrever principalmente quando temos um grupo coeso sem o qual nada disso seria possível. Esse encontro é, antes de tudo, para agradecer e reforçar a importância de cada colaborador que compõe essa engrenagem chamada CRMV-SP”, afirmou Rosemary. 

Resultados

Há algum tempo as reuniões para apresentação de resultados foram elevadas ao status de atividade indispensável para a equipe do CRMV-SP. A análise conjunta das informações e indicadores apresentados no balanço anual visa identificar pontos a serem aprimorados e alinhar o planejamento para o cumprimento das metas para 2022.

Os números revelaram que todos os setores do Conselho foram impactados por resultados que superaram as expectativas dos gestores diante do cenário incerto após a fase mais crítica da pandemia. Entre as atividades-fim desenvolvidas pelo Regional destacam-se os números de todo o estado de São Paulo em 2021 com 7.299 fiscalizações, que resultaram em 908 termos de fiscalização, 4.782 termos de constatação e 1.609 autos de infração. Como reflexo do trabalho desenvolvido o saldo é de 1.057 regularizações e 450 multas aplicadas.

Houve destaque também para os 86 projetos de mutirão de esterilização cirúrgica analisados, dentre os quais 68 provados. Foram recebidas pelo Conselho durante o período, ainda, 141 denúncias e julgados 84 processos ético-profissionais em 82 audiências e 18 sessões de julgamento.  

Novos registros e orientação

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, equipes da sede e das Urfas realizaram 11.235 atendimentos presenciais, que possibilitaram o registro de 3.774 novos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas, além de 999 novas empresas, com a emissão de 8.236 ofícios e notificações, 1.452 certificados, e 6.802 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) homologadas, assim como 12.829 documentos protocolados.

Neste ano, buscando a orientação dos profissionais também foram realizados oito eventos, lançados três novos manuais técnicos, além de seis campanhas digitais. As mensagens transmitidas pelo CRMV-SP nos mais diversos formatos alcançaram números expressivos. Foram 1.229 notícias publicadas tendo o Conselho como referência, 380.709 acessos à Plataforma, mais de 5 mil visualizações de informativos, 2.581 atendimentos nas redes sociais e 251 manifestações na ouvidoria com 98% de conclusão das demandas.

“Passamos por um período de enfrentamento que ainda não terminou, mas o importante é que nossas equipes estão determinadas a fortalecer os vínculos com os profissionais e a sociedade e esses dados são o mapa para uma atuação assertiva e eficaz”, disse Mossero.

Projetos para 2022

O presidente do CRMV-SP destacou, ainda, para a equipe alguns dos projetos para 2022, entre os quais está a maturação da Solução Integrada de Gerenciamento (SIG CRMV-SP), com a disponibilização de novos serviços on-line, assim como a implantação de um sistema digital de fiscalização em substituição ao talonário impresso.

Mossero também mencionou a reinauguração pós reforma da sede da Rua Apeninos, prevista para acontecer em setembro; a realização do concurso público para contratação de fiscais e funcionários administrativos no primeiro trimestre do ano; a contratação de um assessor parlamentar para acompanhar a tramitação de projetos de lei de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia e intensificar o assessoramento à criação e aplicação de políticas públicas.

Para dar continuidade a proposta da gestão 2021-2024 de se aproximar dos profissionais e autoridades, foi confirmada para o próximo ano a organização mensalmente de eventos do projeto CRMV-SP Escuta, além de três Simpósios Regionais de Saúde Animal em cidades do interior paulista. Visitas às faculdades de graduação e encontro geral com coordenadores de curso também estão previstos. 

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
Um porco, por trás das grades de um recinto muito pequeno.
Homem com roupas de trabalho no campo alimentando caprinos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br