Bauru recebe a primeira edição do ano do CRMV-SP Escuta

Encontro recebeu mais de 60 profissionais e marca o início da agenda de visitas de 2023
Texto e foto: Divulgação/CRMV-SP

Palco da primeira parada do CRMV-SP em 2023, o município de Bauru recebeu, em 31 de janeiro, mais de 60 participantes, entre médicos-veterinários e zootecnistas, que colocaram para com a discussão de temas importantes para as profissões, como a necessidade de maior participação política da classe em todas as esferas de poder, venda de medicamentos em casas de ração, nutrição animal, cursos de auxiliar veterinário, ensino a distância, honorários regionais, e denúncias de práticas profissionais que infringem o código de ética.

O encontro contou com as presenças do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero; do vice-presidente e presidente da Comissão Técnica de Educação, Fábio Manhoso; da tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica, Rosemary Viola Bosch; e do secretário-geral e presidente da Comissão Técnica de Agronegócio Fernando Gomes Buchala.

Também estiveram presentes o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini; o assessor jurídico especial Bruno Fassoni; o presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui; a membro efetiva da Comissão Técnica de Políticas Públicas, Juliana Kopczynski; a presidente da Comissão de Entidades Veterinárias Regionais, Maria Cristina Timponi; o presidente da Comissão de Fiscalização, Otávio Diniz; o presidente da Comissão de Representantes Regionais, Márcio Rangel de Mello; e o representante regional de Bauru, Mário Ramos de Paula e Silva.

Na abertura, o presidente do Regional falou da satisfação em iniciar a agenda de encontros do CRMV-SP Escuta em Bauru e da possibilidade de estar cada vez mais próximo dos profissionais e da sociedade. “Há atualmente mais de 2.500 médicos-veterinários atuando na região e cerca de 200 empresas registradas. É um número bastante expressivo e ouvir as demandas da classe é fundamental para aprimorarmos cada vez mais os nossos serviços”, enfatizou Mossero.

Unir forças

O representante regional de Bauru, Mário Ramos de Paula e Silva, enfatizou a importância de unir forças para que as profissões se fortaleçam e da necessidade da criação de uma associação na cidade. “Somos muito mais fortes juntos. Médicos-veterinários e zootecnistas precisam atuar em conjunto, em rede. Desta forma chegaremos aos objetivos que almejamos para as nossas profissões”, disse.

Durante o encontro, alguns profissionais compartilharam experiências de trabalho sensíveis e foram acolhidos pelos membros do Regional. “Este é o nosso papel e a função deste evento. Estamos aqui para ouvi-los e auxiliá-los da melhor forma. Queremos aproximar, integrar e abraçar cada vez mais os colegas”, disse a tesoureira do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.

Comitiva esteve com autoridades locais

Durante a passagem por Bauru, a comitiva do CRMV-SP participou de reunião pública na Câmara Municipal. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Câmara do município e abriu espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas e debater importantes temas relacionados a atividades médica-veterinária e zootécnica na região.

A reunião foi conduzida pelo presidente da casa, Wanderley Rodrigues Júnior; pelo vereador Júlio César; e a presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal e Representante da OAB de Bauru, Thaís Viotto. “Queremos ouvi-los a respeito de temas sensíveis na nossa região, como o crescimento da causa animal, a criação de um hospital veterinário, e um código municipal de saúde animal. Essa aproximação é importante e fortalece as tomadas de decisão, bem como o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas”, disse o presidente da Câmara.

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, também recebeu os membros do CRMV-SP em seu gabinete. O encontro, apesar de breve, visou estreitar laços e promover diálogos em prol da Medicina Veterinária e da Zootecnia, destacando aos gestores públicos a importância do médico-veterinário para a Saúde Única.

Visitas a zoológico e hospital veterinário

Membros do Conselho aproveitaram para conhecer as dependências do Zoológico de Bauru e seu centro de educação ambiental. O local realiza um importante trabalho de preservação da fauna brasileira e possui uma área de 50 mil metros quadrados. A zootecnista Cláudia Cristina da Costa Ladeira, diretora de Divisão do Parque Zoológico, acompanhou a visita.

No período da tarde, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paulista (Unip), Guilherme Santos, levou a comitiva para conhecer o hospital veterinário da escola. O professor apresentou os espaços de atendimento clínico, laboratórios, fazenda experimental, salas de exames, e de cirurgia de grandes animais.

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
No auditório, participantes, mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto ao final do evento.
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA