O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, situado em Descalvado (SP) terá suas atividades ampliadas. A unidade, vinculada ao Instituto Biológico e à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, acaba de receber um prédio doado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). No local, será instalado um laboratório de análises microbiológicas de alimentos.
“Teremos aqui em Descalvado um centro de diagnósticos e de análises completo, com a área de sanidade e a de alimentos operando juntas”, explica o diretor do laboratório avícola, Antonio Guilherme de Castro. Segundo ele, o novo laboratório prestará serviços de análises e pesquisas em carnes, produtos de aves, rações, leite entre outros. “Acreditamos que, em um prazo de um ano, ele já estará em operação”.
Além da entrega do novo prédio, o Centro de Descalvado também comemorou o seu credenciamento para análises de mais três doenças, influenza aviária, laringotraqueíte e doença de newcastle. Com isso, o laboratório passará a realizar cerca de mil exames por mês. Castro explica que, desde 2010, quando o laboratório recebeu em torno de R$ 200 mil em investimentos do governo estadual para modernização e adequação das suas instalações, a unidade de Descalvado já realizava exames para bronquite infecciosa, doença de gumboro e anemia infecciosa, entre outras.
Fonte: AviSite (acessado em 08/12/2011)