A primeira Black Friday no Brasil após início da pandemia e retomada da economia pode ser interpretada como uma grande oportunidade de atrair clientes e recuperar possíveis perdas dos últimos dois anos. No entanto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), alerta para os danos que a infração ao código de ética profissional pode provocar na imagem dos profissionais.
Por meio da Resolução CFMV nº 1.138/2016, as normas que regulamentam a atividade profissional na Medicina Veterinária não permitem que sejam veiculados em meios de comunicação de massa, como rádio, TV, jornais, revistas e internet, qualquer anúncio com precificação, descontos ou gratuidades relacionados ao atendimento feito por médicos-veterinários, como explica a tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.
Para a médica-veterinária, é preciso estimular o empreendedorismo construído sob o alicerce sólido dos valores éticos, essenciais para a conquista do sucesso profissional. “É um desafio a ser superado ainda na graduação. Abordar o tema de maneira humanística é uma chance de fortalecer a profissão, evitar equívocos e suprir deficiências quanto à falta de conhecimento da legislação.”
Lembrando que o mercado recebe quase quatro mil profissionais por ano, a presidente da Comissão de RT do CRMV-SP faz um alerta sobre a necessidade de reflexão constante do cenário atual que une os avanços conquistados pela categoria e o consequente aumento da demanda por atendimento. “Esta realidade exige um perfil de atuação responsável com valorização do conhecimento técnico e sem a criação de um embate entre profissionais por meio de condutas desleais. A dignidade da profissão está relacionada ao legado deixado à sociedade, finaliza Rosemary.
Fiscalização
A assessora técnica médica-veterinária do CRMV-SP, Anne Pierre Helzel, revela que o período de promoções como a Black Friday movimenta o setor de denúncias e fiscalização no Regional, no entanto, os casos relacionados ao descumprimento das regras publicitárias na Medicina Veterinária são analisados durante todo o ano.
Como exemplo de infrações mais comuns, Anne destaca que “muitos profissionais oferecem descontos em consultas e vacinas”, e lembra também que os casos em que “médicos-veterinários criam pacotes de serviços clínicos e até mesmo condicionam os cuidados profissionais ao faturamento da comercialização de produtos, serviços do petshop ou banho e tosa” contrariam gravemente o Código de Ética e regulamentações que normatizam as práticas publicitárias.
Saiba Mais:
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