O município de Blumenal (SC) registrou 144 casos de maus-tratos contra cães, no mês de fevereiro. Os dados foram divulgados, no dia 07 de março, pela Diretoria de Bem-estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O número elevado, segundo o diretor da pasta, Eliomar Russi, é resultado de um balanço estatístico do atendimento realizado pelo o órgão de defesa dos animais.
No levantamento, um total de 270 casos de atendimentos foram registrados, sendo 83 sem procedência e 187 tiveram a participação da Diretoria de Bem-estar Animal na tomada de providências. Entre os casos de cachorros de rua que estavam sob os cuidados de alguém (custódia temporária), foram 188 atendimentos, incluindo também os casos de maus-tratos pelos próprios donos.
Além disso, o órgão atendeu 29 casos de animais de ruas. Todos foram encaminhados para doação na cidade. De acordo com Eliomar Russi, foram atendidos ainda 52 casos de abandono, dez atropelamentos, oito cachorros doentes e três baleados. “Há uma grande demanda em Blumenau. Infelizmente, muitas pessoas querem ter um cachorro, mas sem condição de criar, e ainda usam o cachorro como se fosse uma máquina”, lamenta o diretor.
Fonte: Notícia Animal