Bosque de Ribeirão Preto busca namorada para urso-de-óculos

Renan passa o dia nadando no tanque, brinca em seu pneu e atrai centenas de olhares. O urso-de-óculos, único da espécie e maior atração do Bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, está perto de completar três anos, idade em que está apto a se reproduzir. Ou seja, é hora de procurar uma fêmea para se casar.

Marisa Santos, bióloga do bosque, diz que a instituição vai tentar importar uma parceira para Renan de zoológicos de outros países da América do Sul ou Europa.

“Optamos por importar porque, no país, não há mais exemplares com genética diferente. A maioria foi reproduzida aqui e isso diminui a diversidade da espécie, tornando os animais mais suscetíveis a doenças e outros problemas”, diz Santos.

Renan é filho de Jabu, que veio da Alemanha em 2000, e de Princesa, nascida em um cativeiro em Porto Alegre. O casal está no Parque Ecológico de São Carlos, assim como os dois irmãos de Renan, Sara e Ney, que nasceram há seis meses.

Segundo o administrador do zoológico de São Carlos, Fernando Magnani, há cerca de 12 ursos-de-óculos em cativeiro no Brasil. “A maioria desses animais é aparentada do casal que temos aqui”, afirma.

O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é o único urso que vive na América do Sul e corre o risco de extinção. Na fase adulta, pode ultrapassar os dois metros de altura. As fêmeas podem atingir até 100 quilos e os machos, 200 quilos.

Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 26/02/10)

Relacionadas

Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.
matéria-site

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40