Bosque de Ribeirão Preto (SP) adota medidas para aquecer animais no inverno

A diretoria do Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto adota, desde o mês de abril, medidas preventivas para controlar a temperatura dos recintos dos animais nos dias mais frios. Na semana passada, quando os termômetros do Bosque registraram 0,5 °C na madrugada de 13 de maio, a diretoria afirma que a comodidade dos animais em nada foi afetada graças aos cuidados.

O Serpentário ou Terrário foi um dos locais que receberam atenção especial, com reforma da rede elétrica. Foram substituídas algumas lâmpadas e corrigidos problemas na fiação, deixando o espaço aquecido. Além das lâmpadas e aquecedores, a dieta dos animais é enriquecida com ingredientes calóricos. Mamíferos e aves têm o recinto onde vivem adaptado com feno.

Com a mudança climática, a maior preocupação dos técnicos do Bosque é com os répteis (serpentes em geral, tartarugas e jacarés). Segundo Alexandre Gouvêa, zootecnista e chefe do Bosque Municipal, eles são considerados animais pecilotérmicos, ou seja, que não controlam a temperatura interna em relação ao meio externo. “Durante a madrugada, quando a temperatura cai, a tendência é que ocorra a queda de temperatura corpórea dos répteis, podendo levá-los à morte”, explica Alexandre. “Ligamos os aquecedores e lâmpadas, mantendo a temperatura próxima dos 28 graus”.

Com relação às aves e mamíferos que são homeotérmicos (animais que controlam a temperatura interna em relação ao meio externo), as principais medidas adotadas se voltam para a alimentação. São introduzidos ingredientes mais calóricos e energéticos, como coco seco da Bahia, mel, batata doce, legumes e ovos cozidos. No recinto onde vivem também são espalhados fenos que servem como camas, propiciando um certo conforto e até aquecimento. Para as aves, a preocupação é com as correntes de ar e para isso são coladas cortinas plásticas na frente dos recintos, durante a noite, evitando a entrada do vento.

O Bosque Municipal está localizado na rua Liberdade, s/nº, no bairro Campos Elíseos. Agendamentos escolares e mais informações podem ser solicitadas pelos telefones: (16) 3636-2283 / 3636-2513.

Fonte: Jornal A Cidade (acessado em 18/05/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40