O Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, inaugurou nesta semana um novo espaço para abrigar um casal de macacos barrigudos, moradores do zôo desde o ano passado. Os macacos foram enviados a Ribeirão por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Amazônia.
O novo espaço tem cerca de cem metros quadrados de área construída e cinco metros de altura.
Segundo o zootecnista e chefe do bosque, Alexandre Gouvêa, o objetivo da implantação do novo recinto é de que, no futuro, esses macacos se reproduzam em cativeiro, já que a espécie encontra-se ameaçada de extinção.
“O casal já está ambientado ao novo recinto. Eles gostam de andar muito e para isso utilizam a calda preênsil para locomoção, considerada um tipo de quinto membro”, diz Gouvêa.
Recentemente, o bosque recebeu também dois exemplares machos de jiboias da Amazônia, doadas pelo Instituto Butantan de São Paulo. Elas farão par com duas fêmeas da mesma espécie, enviadas anteriormente pelo Zoológico de Itatiba. Agora, são três casais de jiboias da Amazônia morando no bosque e com perspectivas de reprodução.
Fonte: Ribeirão Preto Online (acessado em 10/12/10)