Na previsão dos técnicos do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) no Brasil, em 2012 a produção brasileira de carne de frango deve manter o mesmo ritmo de expansão deste ano – 5% de incremento – e chegar aos 13,6 milhões de toneladas.
De acordo com o USDA, a previsão reflete a opinião geral entre analistas econômicos de continuidade, embora em índices inferiores, do crescimento econômico brasileiro em 2012, bem como a perspectiva de manutenção em níveis elevados do consumo doméstico, inclusas as proteínas animais, comportamento derivado da “nova classe média brasileira”. Prevalecem, no entanto, preocupações com o andamento da economia. As três principais são as altas taxas de juro, a valorização do real e o aumento da inflação.
No tocante às exportações, o relatório comenta que, apesar das incertezas mundiais decorrentes da crise da dívida na Europa e nos EUA, vem sendo prevista expansão, também, de 5% no volume negociado, graças ao aumento das vendas para o Oriente Médio e mercados emergentes.
Fonte: Avisite (acessado em 29/09/2011)