Começou ontem na Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA/SP), em São Paulo, a 4ª reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Indonésia. O evento vai discutir temas de interesse do agronegócio para Brasil e Indonésia como as exportações de carnes bovina, suína e de aves, lácteos e gelatina.
Os indonésios pretendem tratar das vendas de frutas tropicais para o Brasil e vão conhecer as ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na produção, plantio, processamento e administração da plantação de soja. A pesquisa conjunta na área agropecuária também será tratada durante o encontro.
As duas delegações visitarão, na sexta-feira (17), a Estação Quarentenária de Cananeia, local onde animais vindos de outros países ficam isolados por um período de quarenta dias até a comprovação do bom estado de saúde. “É uma forma de mostrar a eles os esforços do governo no controle de doenças dos animais”, explica o diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Lino Colsera, que participará das reuniões.
O Comitê Consultivo Agrícola é uma oportunidade para o governo brasileiro repassar a agenda bilateral do agronegócio, tratando de áreas específicas como acesso a mercados, pesquisa agrícola, cooperação técnica e elaboração de normas. Além da Indonésia, o Brasil mantém comitês com Canadá, Estados Unidos, Chile, China e Coreia do Sul.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (acessado em 16/09/10)