Brasil terá primeiro banco de DNA de zebus do mundo

A pecuária de corte brasileira vai dar mais um salto tecnológico. As Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estão criando um banco de DNA de zebuínos que terá como finalidade contribuir para o melhoramento genético e para o resgate da história das raças. Esse será o primeiro banco de DNA de zebuínos do mundo.

O trabalho é coordenado pelo professor da Fazu e superintendente-técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, pela coordenadora do curso de zootecnia da Fazu, Sarita Bonagurio Gallo, e pela gerente do Polo de Excelência Bovina, Beatriz Cordenonsi Lopes.

”O Banco de DNA poderá ser utilizado como reserva de variabilidade genética em caso de perda de rebanhos por fatores diversos, como desastres ambientais e doenças que exijam sacrifício de animais, como vaca louca e febre aftosa”, explica Beatriz.

Segundo Sarita, a finalidade é identificar o DNA das raças zebuínas e permitir o desenvolvimento de novas tecnologias, como marcadores moleculares e demais ferramentas que permitem conhecer melhor a genética de cada raça.

Serão coletadas 250 mil amostras de várias raças zebuínas em todo o Brasil e esse material será armazenado na Fazu. “Já está em estudo uma segunda fase do projeto, que consistirá na análise do material e construção de uma biblioteca genômica”, diz Josahkian.

Fonte: Globo Rural (acessado em 21/12/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40