Brasileiro é eleito para a Comissão do Código Sanitário Terrestre da OIE

Médico-veterinário é auditor fiscal federal agropecuário e superintendente do Mapa, no Rio Grande do Sul
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Fotos: Divulgação

O médico-veterinário Bernardo Todeschini, auditor fiscal federal agropecuário e superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Rio Grande do Sul, foi eleito, na última Reunião Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um dos seis membros da Comissão do Código Sanitário Terrestre.

O Código contém normas para o comércio de animais terrestres e produtos de origem animal e para reconhecimento internacional de status sanitário, além de diretrizes para o controle e erradicação de doenças.

Para integrar a Comissão do Código Terrestre, os candidatos devem ser médicos-veterinários com amplo conhecimento das principais enfermidades dos animais, com experiência e competência em aspectos zoossanitários do comércio internacional de produtos de origem animal.

A escolha é feita por processo seletivo aberto em nível mundial, concluído com uma votação direta com participação de delegados dos 181 países-membros da OIE. Também integram a comissão os médicos-veterinários Ethienne Bonbon (França), Gaston Funes (Argentina), Masatsugu Okita (Japão), Lúcio Carbajo Goni (Espanha) e Salah Hammami (Tunísia).

Carreira dedicada à saúde animal

Bernardo Todeschini é graduado em Medicina Veterinária  e mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal, do Rio Grande do Sul. É auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, desde 2002, onde fez sua carreira na área de saúde animal e sendo superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, desde 2017.

Atuou como pesquisador na Universidade de New England, Austrália, desenvolvendo estudos na área de alianças estratégicas em saúde animal. Na Universidade de Aarhus, Dinamarca, desenvolveu estudos sobre regulamentação do comércio internacional de produtos agropecuários no âmbito da Organização Mundial do Comércio. E na sede da OIE em Paris – França, por três anos, onde atuou no Departamento Técnico Científico.

Comissão do Código Sanitário Terrestre

Relacionadas

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos
A Imagem mostra um homem ao lado de uma vaca leiteira, em gesto de respeito.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40