Butantan comprova eficácia de vacina contra o HPV bovino

Testes da vacina contra papilomatose bovina, causada pelo BPV – vírus da mesma família do papilomavírus humano (HPV) –, realizados pelo Instituto Butantan, apresentaram resultados surpreendentes, comprovando a eficácia do produto.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, à qual o Butantan está vinculado, animais que receberam a vacina foram mantidos em campo durante um período em observação e apresentaram resposta imunológica significativa quando comparados ao grupo de controle.

Durante 300 dias, 15 animais foram isolados e receberam uma dose da vacina. Os estudos permitiram ampliar os conhecimentos sobre o ciclo viral e as formas de transmissão.

“A vacina já apresentou eficácia nos testes, representando um avanço significativo no tratamento de uma doença pouco compreendida pelos criadores, mas que é extremamente prejudicial para o rebanho”, disse a diretora do Laboratório de Genética do Instituto Butantan, Rita de Cássia Stocco.

Ela conduziu o projeto de pesquisa “Interação papilomavírus bovino-genoma da célula hospedeira”, apoiado pela Fapesp. O desenvolvimento da vacina contra o “HPV” bovino visa proporcionar um incremento na qualidade da criação de gado leiteiro, constantemente prejudicada pelo surgimento de feridas no úbere, o que impossibilita a ordenha.

Além disso, a doença também provoca o aparecimento de verrugas, fator que diminui a qualidade do couro, favorece a manifestação de câncer no esôfago ou bexiga e pode causar grande perda financeira aos produtores. O BPV pode levar os animais à morte.

Os pesquisadores trabalham em uma vacina de duplo caráter, que seja capaz não apenas de imunizar os animais sadios, mas também tratar aqueles já atingidos pelas doenças ligadas ao vírus. A próxima e última etapa compreenderá testes de durabilidade da vacina.

Fonte: Agência Fapesp (acessado em 04/01/2012)

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter