Cadela tem graveto de 26 cm preso na garganta

Brincar de lançar um graveto para que seu cão o traga de volta pode ser mais perigoso do que você imagina. Flick, uma Border Collie de seis anos, quase morreu depois que foi brincar com seu dono, Gordon Smith. O pedaço de madeira lançado pelo aposentado, ninguém sabe exatamente como, acabou entrando inteiro na garganta do animal, tornando-se imperceptível a olho nu.

De acordo com o jornal Daily Mail foi apenas quando Gordon levou o cão ao veterinário que um raio-x revelou o motivo do sangramento do focinho do animal. Milagrosamente, o graveto passou próximo à espinha, principais artérias e nervos de Flick, mas não atingiu nenhum órgão vital. A cadela agora se recupera muito bem após a cirurgia de retirada do objeto.

Em entrevista ao jornal, Gordon contou que o acidente ocorreu quando o aposentado fazia um passeio com Flick e o outro cão da família, Chip, um Jack Russel Terrier de sete anos. O britânico revelou que levou o maior susto de sua vida quando viu o raio-x com a imagem do graveto em sua cadela. “Ela provavelmente saltou para pegar a vareta e caiu no chão com ela na boca, quebrando-a e fincando-a garganta abaixo”.

Louise McLean, cirurgiã do hospital onde Flick foi internada, também declarou estar surpresa com o caso e diz que nunca viu nada parecido antes. “Na maioria das vezes, os médicos encontram pequenos pedaços de graveto no fundo da boca ou embaixo da língua, mas jamais um objeto inteiro com tamanha profundidade”.

Fonte: PetMag (acessado em 05/02/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40