Localizado no bairro da Consolação, o shopping Frei Caneca, em São Paulo, proíbe a circulação de cachorros de grande porte desde que foi inaugurado, em 2001. Os animais só podem entrar no local pela porta lateral, na rua Dr. Penaforte Mendes, e com destino certo: o pet shop.
O que está causando polêmica em relação à circulação desses animais no shopping é o fato de que recentemente foram colados adesivos de sinalização dessa proibição nas entradas do estabelecimento. Também é proibida a circulação de cachorros de raças agressivas, como pit bull, rottweiller, mastim napolitano e american staffordshire terrier.
Já a circulação de animais domésticos de pequeno porte (abaixo de 40 cm) é permitida, desde que os animais estejam usando coleiras, com exceção das áreas dos restaurantes, elevadores, salas de cinema, teatros, centro de convenções e escola de teatro, informou a assessoria do shopping.
Caso a passagem lateral esteja bloqueada por motivos de manutenção, os cães de grande porte podem entrar pela porta da frente, mas acompanhados pela equipe de segurança.
A administração do shopping Frei Caneca afirma que todas as determinações seguem a legislação pertinente ao assunto.
Outros centros de compras
Localizado em Higienópolis, região central de São Paulo, e dirigido a um público ainda mais elitizado, o shopping Higienópolis permite a entrada de qualquer tipo de cachorro, desde que abriu em 1999.
No Morumbi Shopping, na região sul da cidade, somente é permitida a entrada de cães de pequeno porte levados no colo ou nos carrinhos para cachorro disponibilizados pelo local.
O shopping Cidade Jardim, também na região sul, só permite o ingresso com coleira e, se o animal for de grande porte, com focinheira. A entrada nas lojas e nos restaurante fica a critério dos gerentes.
Fonte: R7 (acessado em 19/05/10)