Cães dóceis vivem mais

Uma pesquisa publicada pelo site Science Now revelou que cãezinhos mais dóceis ou menores vivem mais do que os “nervosinhos”. O estudo mostrou ainda que a personalidade não é o único fator que determina a longevidade dos bichos, mas tamanho e metabolismo também tem influência na vida deles.

Para chegar à conclusão de que os cães mais dóceis vivem mais, o biólogo evolutivo Vincent Careau, da Universidade de Sherbrooke, em Quebec, Canadá, comparou dados de estudos anteriores sobre a personalidade de um determinado número de raças, e os dados de mortalidade das mesmas variedades.

A equipe de Careau concluiu que as raças mais obedientes como pastor alemão, poodle e bichon frisé tendem a ter uma vida mais longa, enquanto os cães mais geniosos, como o beagle e inquietos como o spitz alemão estavam propensos a morrer mais jovens. Em relação ao tamanho, a pesquisa mostrou que cachorros de grande porte tendem a morrer mais cedo do que os pequenos.

Careau encontrou ainda uma relação similar para o metabolismo dos cães. Os animais tranquilos, como terranova e labrador geralmente consomem menos energia por quilograma do que cães agitados, como fox terrier e dogue alemão.

Já o fisiologista evolutivo Joseph Williams, da Universidade de Ohio, não concordou com o estudo, e comparou o resultado com elefantes que vivem décadas, enquanto um rato pode viver apenas nove meses.

Fonte: PetMag (acessado em 03/05/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40