Cachorros e gatos com mais de três meses de vida e que vivem em 16 Estados brasileiros e no Distrito Federal vão receber a dose gratuita da vacina contra a raiva no mês de setembro, na segunda etapa da campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde. Há anos, a vacinação ocorria no mês de agosto, considerado o “mês do cachorro louco”. Em oito Estados – Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – os animais já receberam a dose obrigatória da vacina neste mês de julho.
Ao todo, o governo federal comprou 32 milhões de doses de vacinas, que começaram a ser distribuídas no mês de maio para os Estados que iniciaram a campanha neste mês. A meta do ministério é aplicar a vacina, produzida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, em cerca de 29 milhões de animais.
No ano passado, a campanha contra a raiva teve que ser interrompida em todo o País por causa de animais que tiveram reações adversas graves e mortes ocorridas após receberem as doses. Segundo o Ministério, todas as doses foram recolhidas e o fornecedor da campanha deste ano não é o mesmo.
As doses utilizadas na campanha atual passaram por testes antes de serem liberadas. Outra novidade para este ano é que, durante a vacinação, haverá um sistema de monitoramento com notificação em formulário eletrônico para os órgãos responsáveis acompanharem possíveis casos de reação à vacina.
Os animais que vivem nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul não precisam mais receber a dose da vacina, pois o vírus da raiva não tem circulação no Estado, segundo o governo federal.
A vacinação é gratuita e obrigatória com base em lei municipal. Os 16 Estados que terão vacinação em setembro são: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Fonte: Globo Rural (acessado em 25/07/2011)