Cães e gatos também precisam se proteger do sol no verão

Os problemas de pele causados pela excessiva exposição ao sol não afetam somente os seres humanos. Assim como nós, os animais precisam de alguns cuidados extras no verão. Segundo a médica veterinária e diretora do Hospital Veterinário Pet Care, em São Paulo, Carla Alice Berl, cães e gatos também podem apresentar câncer de pele. “Geralmente, a doença ocorre nas áreas sem pelo, como na barriga, na ponta das orelhas, no nariz e ao redor dos olhos”, diz.

De acordo com a veterinária, a ocorrência da doença é maior em animais brancos e claros, mesmo os que não são albinos, além de cães e gatos com nariz, lábios, coxins (almofadinhas dos dedos) e barriga rosada. “Esses animais não devem tomar banhos de sol, mas se a exposição for inevitável, é preciso usar bloqueadores solares nas regiões de risco”, diz.

Já existem, no mercado, protetores solares especialmente feitos para os animais de estimação. Os produtos têm gosto amargo para evitar que o animal remova o produto com a língua. “Eles funcionam e vale a pena investir. Se optar pelo de uso humano, prefira os líquidos e sem álcool”, diz a veterinária.

Durante os passeios, uma boa dica da médica veterinária Silvia Parisi é levar seu animal para caminhar em horários mais frescos, em que o sol esteja mais fraco.

“Prefira passear com seu cão em horários antes das 11h e depois das 15h”, ressalta Silvia.

Fonte: Criativa (acessado em 28/01/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40