Um convite a quem gosta de esportes radicais e também de relaxar: tem gente levando bichos de estimação para essas aventuras. É um convite extensivo a toda família.
Tem muito cão que vive em apartamento e que não tem muita chance de gastar energia. Por isso, a possibilidade de se exercitar ao lado do melhor amigo, pelas águas do Rio Jacaré Pepira, no interior de São Paulo, tem levado muita gente até a cidade de Brotas.
Antes, eram apenas os donos que encaravam toda essa emoção, desafiando as corredeiras em uma aventura para lá de radical. Agora, é a vez deles, ou melhor, delas. Visual caprichado para um dia especial. Pelo bem aparado e brincos. Mas essa turma não foi só pelo passeio. Cada uma tem uma história de vida bem curiosa.
“Ela fica mais dentro do apartamento. Quando a gente pode passear com ela, ela libera tudo o que tem”, diz a estudante Carolina Campos Abraão.
Sasha, 10 anos, está passando por uma fase difícil. Depois que perdeu a melhor amiga, caiu em depressão.
“A gente resolveu trazê-la aqui para Brotas para participar, para se distrair, para tentar retomar a alegria. E parece que já está funcionando”, comemora o representante comercial Cláudio Abraão.
Isabela, uma Golden de 10 meses, é hiperativa, não para um segundo. A dona não sabia mais o que fazer, foi na internet e lá descobriu o que pode ser um redutor de energia.
Todos a bordo. Que venha a aventura. No começo, uma beleza. Todas comportadas, ao lado dos donos. O passeio dura uma hora e meia em um trecho de cerca de quatro quilômetros. É leve, suave e nada para assustar os cães. Mas, às vezes, tem um pouco de emoção. Aos poucos, a cachorrada vai se soltando. Milla acha que está em uma passarela e quer passear pelo bote. Uma das cachorrinhas não resiste e pula. Outra decide fazer o mesmo e salta, quando vê o dono na água. Mas a festa começa mesmo, quando o grupo decide fazer a primeira parada. Elas nadam de um ladro para o outro. Mas será que a agitada Isabela ficou mesmo mais calminha?
Donos e cães pagam pelo passeio, que custa R$45 para cada um.
Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa (acessado em 16/12/2009)