Quem pensa que somente os humanos têm problemas de visão se engana. As dificuldades em enxergar também atingem os cães. Os animais de estimação devem ser observados pelos donos, pois quando os primeiros sinais aparecem fica mais fácil de corrigir a doença.
Os sintomas começam quando os bichinhos enfrentam dificuldade em encontrar seus brinquedos e também a “topar” com objetos e móveis da casa. Fora esses sintomas, que são claros de serem observados, outros fatores são a coceira nos olhos, vermelhidão e secreções.
Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver problemas como glaucoma, (aumento da pressão intraocular), mau posicionamento das pálpebras, olho seco, úlceras de córnea, inflamação do globo ocular e catarata. Entre os principais motivos para os cães contraírem essas doenças está a hereditariedade.
“Por isso, é preciso que a visita ao médico veterinário seja constante. Quando o cão apresentar os sintomas, deve-se fazer um exame oftalmológico, pois as alterações começam a ser sutis”, explica a médica veterinária Danielle Pereira, tutora do Portal Educação.
Fonte: Portal Segs (acessado em 26/05/10)