A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou, no dia 20 de junho, audiência pública sobre a denúncia da captura e morte de 200 cães de rua no município de Santa Cruz do Arari (PA), localizado na Ilha de Marajó (PA). Há denúncias de que servidores municipais teriam exterminado os animais a pedido do prefeito da cidade, Marcelo Pamplona. O Ministério Público do Pará, que lidera as investigações desde maio, apura se houve crime de maus-tratos contra animais e improbidade administrativa – devido ao mau uso de dinheiro público.
O denunciante do caso, Aragonei dos Santos Bezerra, participou da reunião, em que apresentou vídeos e fotos que mostram moradores da cidade arrastando, torturando e exterminando cães nas ruas. Há também registros de barcos repletos de animais, que seriam jogados em ilhas. Representantes do Ministério Público do Pará e da Procuradoria-Geral da República estiveram presentes na audiência. O prefeito Marcelo Pamplona não compareceu à reunião nem justificou sua ausência.
dia 6 de junho, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) enviou à imprensa nacional e publicou em seus veículos de comunicação institucional uma nota de repúdio à atitude do prefeito.
Fonte: CFMV (acessado em 25/06/2013).