A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos começa no próximo dia 24, em Salto. Neste ano, a imunização acontecerá durante duas semanas, até o dia 4 de setembro.
Com o intuito de evitar transtornos tanto para os vacinadores quanto para os proprietários dos animais, o Departamento de Zoonoses solicita que apenas os adultos levem os animais para vacinar, pois as crianças poderão não ter força necessária para segurar o cão ou gato.
Como nos anos anteriores, a população deve levar os cães com guia e coleira. Casos mais agressivos ou grandes devem também usar focinheira. Gatos devem ser carregados em caixa de transporte ou envolvidos em toalha grande, fronha ou lençol para proteção do vacinador e da pessoa que carrega os animais.
A vacina
Para melhorar a eficiência e a qualidade da vacina, os Ministérios da Saúde e da Agricultura alteraram o tipo da vacina. A fórmula foi modificada e pode produzir uma irritação maior na pele (ardência), causando uma reação temporária de incômodo no animal.
A raiva é uma doença causada por um vírus e produz em mamíferos, como cães, gatos, bois, cavalos e no homem. A transmissão dá-se pelo contato com a saliva do animal infectado por meio de mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva urbana tem como principal agente o cão e o gato. Na forma selvagem, a transmissão se dá principalmente por raposas e morcegos hematófogos.
Fonte: Itu.com.br (acessado em 18/08/10)