Começa nesta segunda-feira (16) a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos em São Paulo. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde vai até o dia 29 de agosto.
A raiva é uma doença transmitida de animal para animal e do animal para o homem. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através da mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo a Secretaria, a raiva está controlada em São Paulo desde 1983.
A vacina deve ser aplicada anualmente em todos os animais acima de três meses de idade, incluindo fêmeas que estão amamentando, grávidas ou no cio. Não devem ser imunizados cães e gatos com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
Os animais vacinados pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias. Informações sobre onde revacinar serão fornecidas nos postos volantes de vacinação. A relação de postos com locais e datas por região pode ser obtida pela Central de Informações da Prefeitura no telefone 156 ou pelo site. A vacinação é gratuita.
Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 16/08/10)