Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/ CRMVs) lançaram ontem, 25/9, a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Com duração de um ano, a campanha será iniciada em diversas capitais brasileiras com o “Dia de Conscientização”, no domingo, dia 29/09.
O objetivo principal é conscientizar e engajar a sociedade como aliada no combate ao tráfico de animais. Isso porque a participação da população para impedir o avanço desse crime é de extrema importância, não apenas por ser um agente fiscalizador, mas também potencial consumidor.
No Distrito Federal e em cada Regional, serão realizadas ações sociais em parques, shoppings, praças e zoológicos com a presença de médicos veterinários e zootecnitas, que orientarão e esclarecerão as dúvidas da população sobre como combater e denunciar o tráfico de animais selvagens.
Na Capital paulista, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoverá o evento nas dependências da Fundação Parque Zoológico de São Paulo com a entrega de cartilhas educativas e informativas para os visitantes do zoológico.
Sobre o Tráfico
Os dados são alarmantes: 38 milhões de animais são retirados da natureza todos os anos e 90% deles morrem antes mesmo de chegarem ao seu destino final, devido às formas precárias de captura, ao estresse a que são submetidos e às más condições de alimentação e transporte. Além de reduzir e eliminar a quantidade de espécies da nossa fauna, o tráfico compromete o equilíbrio do ecossistema e causa sofrimento para os animais. Outra preocupação é com a saúde do homem, já que 70% das doenças que acometem os seres humanos são de origem animal e o contato com os bichos pode ser contagioso.
“O médico veterinário é responsável pela tríade da saúde animal, da saúde ambiental e da saúde humana. Acreditamos que essa campanha, de extrema importância para o nosso país, envolva essas três frentes. Em parceria com Médicos Veterinários e Zootecnistas, e ao lado de cada cidadão, temos a missão de cuidar do meio ambiente e garantir, para esta geração e para as futuras, mais qualidade de vida e equilíbrio entre o homem e a natureza”, afirma Benedito Fortes Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Segundo estudos da Renctas – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens; organização não-governamental e parceira do evento – as maiores vítimas do tráfico são as aves, representando 82% do total.
Por conta da diversidade de espécies, o Brasil é um grande alvo dos traficantes. A rota do tráfico no País começa com os animais capturados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e escoados para as regiões Sul e Sudeste, principalmente para os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. As vendas acontecem em feiras livres e muitos são exportados para países da Europa e América do Norte.
Sobre a Campanha
A Campanha foi planejada pelo CFMV para comemorar os 45 anos de criação do Sistema CFMV/CRMVs. Os 27 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária – presentes em todos os estados do País e no Distrito Federal – são apoiadores fundamentais para a execução e desenvolvimento de toda a Campanha.
A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) são parceiros e apoiadores do CFMV no combate ao tráfico de animais selvagens. Outras entidades como órgãos de governos diretamente envolvidos com o tema também estão em fase de negociação.
O CFMV desenvolveu peças publicitárias, como VTs, spots e anúncios para jornais e revistas, além de uma cartilha infantil e um folder para serem usados nas ações corpo a corpo planejadas na campanha.
Outra importante ferramenta da Campanha será o hotsite, que vai abrir informações sobre o tráfico, número, notícias e até uma galeria de imagens: www.cfmv.gov.br/traficodeanimais.
Lançamento da campanha em São Paulo – Dia 29/09, a partir das 10h, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Av. Miguel Estefano, 4241, Água Funda.
Programação do Dia de Conscientização (29/09)
Região Norte:
Rondônia
Espaço Alternativo – Avenida Jorge Teixeira, entre o Aeroporto e a Avenida Imigrantes. Porto Velho/RO. 16h às 20h.
Roraima
Praça das Águas – Av Cap. Ene Garcez, 465 – Boa Vista/RR. 14 às 21h.
Pará
Praça da República – Belém/PA. 8h às 14h.
Região Nordeste:
Alagoas
Praia da Ponta Verde – Maceió/AL. – 15h às 20h.
Bahia
Jardim Zoológico de Salvador, Ondina, Salvador/BA. 9h às 16h
Paraíba
Parque Zoobotânico – Rua Gouveia Nóbrega, s/n. João Pessoa/PB. 8h às 17h
Pernambuco
Parque Dois Irmãos – Recife/PB. 9h30 às 15h30.
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
Jardim Zoológico de Brasília – Brasília/DF. 9h às 16h.
Goiás
Parque Lago das Rosas, localizado no Setor Oeste. 9h às 13h.
Mato Grosso
Parque Mãe Bonifácia – Av. Miguel Sutil, s/n, Duque de Caxias, Cuiabá/MT.
7h às 10h e 15h às 18h
Mato Grosso do Sul
Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande/MS.
8h às 10h30 e 15h às 18h.
Região Sudeste
Espírito Santo
Praia de Camburi, em Vitória/ES. 8h às 17h
Minas Gerais
Zoológico de Belo Horizonte/MG. 9h às 16h.
São Paulo
Zoológico de São Paulo/SP. 10h às 14h.
Região Sul
Paraná
Zoológico de Curitiba/PR. 9h às 14h30.
Santa Catarina
Parque Beto Carrero World – R. Inácio Francisco de Souza, 1597. Praia de Armação, Penha – SC.
9h às 15h.